Já pensou como é fantástico quando tudo corre às mil maravilhas? Primeiro acontece uma coisa boa, e depois outra... até ficar tão feliz que nada parece capaz de estragar o seu dia! A partir de agora, não precisa de esperar que algo bom aconteça por acaso na sua vida, pois com mais autoconfiança é você que faz acontecer.
Imagine uma terça-feira como as outras. Antes do trabalho, decide tomar o pequeno almoço no café e sem querer o empregado troca o seu croissant por uma torrada, acabando por não lhe cobrar nada, como uma espécie de pedido de desculpas. Quando chega ao emprego, um homem bem giro segura-lhe a porta do elevador e, embora não tenha por hábito flirtar logo de manhã, trocam sorrisos. Ele sai dois pisos abaixo do seu e antes da porta se fechar pergunta-lhe o nome. Ainda nesse dia, arrasa numa reunião com um cliente. Pode pensar que está apenas a ter um dia de sorte, mas os psicólogos afirmam que nada acontece por acaso, pois quando lhe sucede algo de positivo, isso aumenta o seu optimismo e confiança, o que propicia que mais experiências agradáveis lhe aconteçam.
Tradução: Um simples sorriso pode evoluir para o tipo de atitude confiante que lhe permitirá conquistar um homem, um novo trabalho, ou qualquer outro objectivo. O truque é saber como este processo se inicia.
A explicação do "Efeito Dominó"
A boa noticia é que esse momento pode ser iniciado da forma mais simples. Porque encontrou um brinco que pensava ter perdido, recebeu o reembolso do IRS... Afinal, quando algo corre como desejamos, ou alguém nos faz sentir bem, assumimos logo uma atitude diferente perante os desafios do dia-a-dia, o que fará com que se tenha menos receio de viver novas experiências, entrando numa onda positiva em que se acredita que tudo funciona a nosso favor.
Outro exemplo? Se alguém lhe disser que hoje está bonita, ficará com mais disposição para ver e ser vista, o que significa que terá mais vontade de ir ao jantar da empresa, que noutra ocasião tentaria evitar. E como se sente tão bem, terá mais coragem para falar com pessoas que ainda não conhece, o que pode conduzir a novas oportunidades de trabalho. Quando os acontecimentos positivos se sucedem, você fica mais confiante e ganha coragem para correr riscos maiores que o habitual, o que aumenta as possibilidades de que se produzam os tais efeitos positivos. Esses momentos de confiança além de a motivarem a procurar situações benéficas, também facilitam que outras coisas boas aconteçam.
Por transpirar confiança, os outros reparam mais em si e encaram-na como alguém interessante. Por exemplo, se ficar mais confiante no trabalho, o seu chefe também ficará mais predisposto a atribuir-lhe tarefas de maior responsabilidade, o que pode deixá-la na calha para uma promoção. Até mesmo quem não a conhece sentirá a sua força. "As pessoas confiantes têm também uma postura diferente: mantêm-se de costas direitas, sorriem mais, parecem mais brilhantes e felizes", escreve a terapeuta Beverly Engel no seu livro The Nice Girl Syndrome.
Desenvolva a sua veia vencedora
É obvio que não pode forçar os outros a tecer-lhe elogios constantes, mas há pequenos gestos que fazem com que isso acnteçacom maior facilidade. Não ficar à espera que isso aconteça só por si já é positivo, porque as pessoas que procuram novas situações por norma inspiram mais confiança que aquelas que optam por nada fazer.
No início, corra pequenos riscos, pois é provável ter êxito, o que fará sentir aquele impulso de confiança que transmite força. A atitude deve ser subtil, sorrir a um homem e ver se ele retibui. Se o fizer, apesar de ser você a dar o primeiro passo, o seu ego agradecerá. Mas se falhar, insista até obter resultados. Se agir com confiança, acabará por se sentir segura e quem estiver ao seu lado depressa notará a diferença. Assim que sentir a confiança fluir, deixe-se ir na onda e abrace novas experiências. Se sempre desejou ter aulas de salsa ou de escrita criativa, este é o momento certo para realizar esse desejo. Esta também é a ocasião ideal para pedir emprestado à sua amiga aquele vestido que tanto cobiça ou para sugerir ao seu namorado aquela viagem que planeia à imenso tempo. Apesar de parecerem gestos bastante simples, a verdade é que a maioria das pessoas evita pedir o que realmente deseja. Quando se tem confiança suficiente para pedir o que se quer, é mais provável que as pessoas digam sim, porque foram atraidas por essa atitude.
Fuja das situações desfavoráveis
A má notícia é que o "momento de confiança" também pode ter efeito contrário. Quando acontece alguma coisa que a pertuba, é natural que a sua segurança e boa disposição sejam afectadas. Por exemplo, se for repreendida no trabalho, vai sentir-se com auto-estima em baixo, mal-humorada e de repente tudo à sua volta será interpretado de forma negativa, estado de espírito que afasta quem está próximo de si. Acabar o mais depressa possível com essa onda de negativismo é fundamental, ou arrisca-se a mergulhar numa espiral em sentido descentente. Se necessário, telefone a uma amiga e desabafe. Quando tudo se resolver, esqueça o assunto, pois quanto mais insistir em analisar a questão mais difícil se torna seguir em frente. Aprenda a lidar com um problema de cada vez.
Parece-lhe fácil de dizer, mas difícil de fazer? Uma forma de quebrar o ciclo negativo é fazer algo de que goste, como ir arranjar as unhas ou comer um gelado. É quase impossível continuar a sentir-se mal se dedicar algum tempo a mimar-se. E pense sempre que as pequenas adversidades também a podem deixar mais descontraída e optimista... Verá que, de repente, tudo se torna outra vez mais fácil.