Registros indicam que os Pin-ups surgiram em 1890, mas foi nos anos 40 que elas alcançaram o sucesso e povoaram os sonhos e desejos de muitos homens. Tanto em desenhos como em fotos, as pin-ups esbanjavam sensualidade em posters que eram, normalmente, pendurados nas paredes (em inglês,
As imagens “pin up” podiam ser recortadas de revistas, jornais, cartões postais, cromo-litografias e assim por diante. Tais fotos apareciam freqüentemente em calendários de parede. Posteriormente, posters de “pin-up girls” começaram a ser produzidos em massa.
Muitas “pin ups” eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols. Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”. Um de seus posters tornou-se onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.
Outras pin-ups eram trabalhos artísticos, freqüentemente representando versões idealizadas do que alguns imaginavam ser a representação de uma mulher particularmente atraente.
Um exemplo antigo do último tipo foi a Gibson girl, desenhada por Charles Dana Gibson. O gênero também deu origem a vários artistas especializados, tais como Gil Elvgren (que eu, particularmente, adoro), Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm .
A expressão “cheesecake” é sinônimo de “foto pin-up”. O mais antigo uso documentado neste sentido é de 1934, antecipando-se a pin-up, embora alguns afirmem que a expressão estava em uso na gíria pelo menos 20 anos antes, originalmente na frase “better than cheesecake”, que, traduzindo é mehor que um cheesecake, signinficava algo como “um verdadeiro pitéu".
Várias atrizes famosas entraram pra história com seu look pin-up, entre elas Rita Hayworth, Ava Gardner e Marilyn Monroe, que foi a grande representante do estilo. Nos desenhos, a Betty Boop, eterna queridinha e febre de consumo entre as brasileiras.
Não se pode falar de Pin-ups sem citar a Bettie Page. Ela é frequentemente chamada de “Rainha das Pinups” e seu visual, cuja marca registrada eram os cabelos pretos lustrosos e uma franja, influenciaram dezenas de artistas. Page foi também uma das primeiras “Playmates do Mês” da Playboy, aparecendo na edição de janeiro de 1955 da revista.
O estilo das pin-ups está de volta com tudo, inspirando muita gente, inclusive as famosas. Essa influência tem sido tanta que a revista Vanity Fair traz todo mês um especial com jovens atrizes em looks pin-ups e alguns sites também, como o Garota Pin Up!